Calendário de Eventos
 

 
 
 

AJUDANDO O FILHO DEPENDENTE DE DROGAS

Diminuir FonteAumentar Fonte

Em nosso serviço de apoio, acompanhamento e aconselhamento do Projeto Vida Urgente, aos pais e filhos dependentes de álcool, maconha, cocaína, crack, etc, temos adotado algumas orientações que, longe de serem as únicas existentes nesses casos, têm dado resultados satisfatórios. É claro que cada pessoa é um universo diferente, tendo questões e conflitos diferentes, e exigem, portanto, cuidados adequados. Nosso objetivo a princípio é propor orientações gerais como ponto de partida para aqueles pais e famílias que têm buscado, insatisfatoriamente, soluções para o problema.

 

Trataremos por enquanto dos casos de pais que descobrem que seu filho, ainda sob seus cuidados e responsabilidades, é um dependente de drogas já há longo tempo.

 

Em primeiro lugar é preciso não desesperar-se. Ainda há tempo e condições de seu filho ser tratado. Meus pais, por exemplo, descobriram que eu era um dependente de drogas após quatro anos de uso, apesar de convivermos na mesma residência.

 

Seu filho, se já for realmente um dependente, terá atitudes consideradas não saudáveis, como por exemplo: isolamento do convívio da família, instabilidade emocional (irritação e tristeza alternadas com euforia e alegria), furtos de dinheiro ou objetos em casa e total falta de organização nos compromissos. Portanto, procure ter imediatamente uma conversa franca e aberta com ele. Não aja como acusador ou carrasco, pronto para puní-lo com palavras ou atos agressivos. Mostre-se interessado em ajudá-lo. Se você nunca foi, está na hora de ser o melhor amigo de seu filho.

 

Trate o seu filho como seu filho. Portanto ame-o com todas as suas forças de pai ou mãe. Saiba que a Organização Mundial de Saúde considera a dependência química uma doença que precisa ser tratada adequadamente. Ele não é um dependente simplesmente porque gosta ou porque seja um mau caráter. Ele é um indivíduo enfermo, que necessita de sua ajuda e apoio.

 

Se ele, apesar de todos os esforços (dele principalmente), ainda continuar sendo vencido pela compulsão do uso de drogas, procure ajuda e orientação de pessoas especializadas nessa área. Existem várias organizações sérias voltadas para o tratamento e recuperação de dependentes químicos. O Projeto Vida Urgente é uma delas e está pronto para ajudar e caminhar, junto com você e ele, na busca da solução do problema.

 

Finalmente, tenha fé em Deus. A fé na Palavra de Deus tem servido de alívio, fonte de ânimo e equilíbrio para muitas famílias nessas situações difíceis. Meus pais adquiriram condições emocionais para me apoiarem através da total confiança e fé em Jesus Cristo, o Deus da Bíblia, consolador, amigo e companheiro para esses momentos decisivos da vida.

 

Estou convencido de que o grande desafio para os pais de filhos dependentes de drogas é reconhecer e assumir a sua parcela de responsabilidade pela situação que seu filho está atravessando. Antes de despejar sobre ele todas as acusações e culpas, pare, pense e faça uma avaliação sincera e profunda de toda a sua vida como pai ou mãe. Para tanto, será necessária muita coragem e grandeza de espírito. O final dessa caminhada para você, não será de frustrações ou fracassos. Será sim, de crescimento como pai e amadurecimento como pessoa humana. Seu filho precisa de você. Ame-o.

 

Seu amigo, Eduardo Souza



Data: 11/04/2011
 
Outras Mensagens

A TRÁGICA MORTE DO CANTOR E COMPOSITOR CHORÃO
ENTREVISTA COM O DR. DRAUZIO VARELLA SOBRE O CRACK
A LUTA DE FÁBIO ASSUNÇÃO
A HIPOCRISIA, O TRÁFICO E O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO
NA LUTA POR UMA SOCIEDADE SEM DROGAS
COMO PREVENIR AS DROGAS NA FAMÍLIA
COMBATENDO AS DROGAS COM AMOR
 
 

PROJETO VIDA URGENTE
Rua Vanísia, 60 (Rua do Posto de Saúde) - Santa Cruz da Serra
Duque de Caxias - RJ

Telefones: (21) 2679-2648 / (21) 7138-0767 / (21) 7855-9648

REUNIÕES DE AJUDA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E FAMÍLIAS
Todos os sábados, às 19 horas