Calendário de Eventos
 

 
 
 

PEDRO DURVAL


Meu nome é Pedro Durval e sou casado com Josely Bazete, pai de Sarah B. Durval, morador de Santa Cruz da Serra. Hoje sou pastor da Igreja Batista em Nova Campina.

 

Meu pai era um alcoólico, um dependente de bebida alcoólica. E a vida de nossa família girava em torno da vida dele. Era horrível, quando criança, ter de sair a rua a procura de um pai que estava demorando para chegar, encontra-lo caído, bêbado, e trazê-lo para casa. Em meu interior eu era confuso, solitário, desesperançoso, medroso, e sem estima pessoal. Durante muito tempo eu não soube quem era eu, nem como me livrar do comportamento doentio de estar preso a coisas, pessoas e a um jeito maléfico de se viver.

 

Perdi boas oportunidades em empresas, embora tivesse potencial para fazê-lo, devido a problemas de baixa auto-estima. Nunca conseguia me definir profissionalmente. Não me envolvia emocionalmente, numa proposta de namoro ou casamento, por medo de sofrer.

 

Em 2000 participei de um curso de ajuda para dependentes químicos e codependentes do Projeto Vida Urgente, mas descobri que, naquele momento, eu precisava de ajuda e não possuía nenhuma capacidade de ajudar. Descobri, através do curso, que eu sofria de uma doença chamada codependência. É uma doença que todo familiar de dependente químico sofre. E pelo fato de meu pai ser um alcoólico eu e meus familiares

sofríamos desse mal e não sabíamos. Reconheci que precisava de ajuda, e pedi ao Projeto Vida Urgente para ingressar no tratamento de codependência naquele mesmo ano. Os orientadores conheciam a doença e como obter a recuperação. Eu, por minha vez, tinha a doença e ansiava por transformação. Aquele estilo de vida não era o que Deus tinha para mim. Precisei me esforçar muito, enquanto os orientadores e o grupo de mútua-ajuda cooperavam com minha libertação. Mas Deus, em seu paterno amor, capacitou-me para conquistar a vitória. Pela primeira vez eu estava ocupando-me com meus próprios problemas. Minha vida passou a ter muita importância. Estava dando uma chance a mim mesmo. Havia muitas coisas a serem organizadas. E esta tarefa de organizá-las pertencia a mim. Enfrentei um a um dos problemas que começara a identificar em meu caráter e a dor que cada um me trazia. Mas este era o caminho. Passar pela dor. Enfrentar meus próprios temores. Descobrir, reunião após reunião, a solução para minha vida. O problema não estava nas pessoas e sim na forma distorcida de perceber as situações ao meu redor e em meu interior. A vida interior de um codependente é terrívelmente desgastante, frustrante e desalentadora. Graças à Deus, e à ajuda do Projeto Vida Urgente, em 2003 recebi alta do tratamento e me senti recuperado para uma vida renovada.

 

Se você ou alguém conhecido está vivendo o que eu vivi, o primeiro passo para a recuperação é reconhecer que está doente. Ninguém procura tratamento se não reconhecer isso. A equipe do Projeto Vida Urgente tem todas as condições de ajudar você nessa mudança. O segundo passo é lutar com todas as forças pela própria vida. O que está em jogo é nosso presente e futuro. A qualidade de vida sadia que podemos ter depende de nós. Não desista do Tratamento. Ninguém é tão forte quanto pareça ser. Todos temos momentos de fraqueza, que podem ser superados.

Uma boa-notícia para você: Deus te ama, e deseja te ajudar a ser feliz. Ele é o mais interessado. Até mais do que você mesmo. Deus não faz a nossa parte, mas passa conosco pelo momento difícil e nos conduz a uma realidade lúcida e feliz. O nosso amoroso Deus também quer fazer parte da sua história. Não perca essa oportunidade.

 

PROJETO VIDA URGENTE
Rua Vanísia, 60 (Rua do Posto de Saúde) - Santa Cruz da Serra
Duque de Caxias - RJ

Telefones: (21) 2679-2648 / (21) 7138-0767 / (21) 7855-9648

REUNIÕES DE AJUDA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E FAMÍLIAS
Todos os sábados, às 19 horas