Calendário de Eventos
 

 
 
 

BEBIDA ALCOÓLICA É DROGA?


O saudoso psicanalista Eduardo Mascarenhas define droga como toda substância, natural ou artificial, que quando penetra no organismo humano provoca intoxicação, mudança de humor e dependência física ou psicológica. A bebida alcoólica, portanto, se for usada de maneira descontrolada, pode se transformar em droga porque possuirá as três características citadas anteriormente. E se tornará uma droga terrível.

 

Quando usada sem o devido controle, provoca intoxicação na saúde do corpo, envenenando aos poucos principalmente o cérebro e o fígado. O alcoolismo, último grau da dependência do álcool, provoca lesões nas células cerebrais ou neurônios, produz a cirrose hepática destruindo o funcionamento do fígado e também do pâncreas. O álcool atua diretamente no sistema nervoso, prejudicando a coordenação motora.

 

A bebida alcoólica provoca a mudança de humor. O indivíduo durante o efeito do álcool, dependendo da quantidade consumida, torna-se desinibido e eufórico. Ele funciona como depressor do sistema nervoso central, provocando sensações momentâneas de aparente bem estar.

 

Finalmente, quando usada descontroladamente, a bebida alcoólica provoca dependência física e psicológica. Dependência física porque o corpo ou organismo humano passa a depender do álcool para funcionar. O alcoólatra, quando privado do uso da bebida, sente tremores, alucinações terríveis e depressões que podem levá-lo ao suicídio. Uma sensação de mal estar toma conta da pessoa, conduzindo-a ao desespero total. Dependência psicológica porque o alcoólatra perde o domínio sobre as suas vontades e atitudes. Ele é dominado pelo impulso doentio de consumir a bebida. A fraqueza toma conta de seus sentimentos e o álcool passa a ser o centro da sua vida.

 

A bebida alcoólica pode se tornar uma droga lícita. Ao contrário da maconha e da cocaína, sem controle, o álcool vira uma droga cujo uso é permitido por lei e aceito pela sociedade. Mas suas conseqüências são tão nocivas para a saúde física e mental quanto outras drogas consideradas ilícitas ou proibidas por lei. As estatísticas a respeito do crescente aumento do uso do álcool é motivo de grande preocupação. Hoje, na Baixada Fluminense, do total de dependentes de drogas 80% são alcoólatras.

 

É urgente a necessidade de conscientização da parte dos pais e das famílias em relação ao problema do alcoolismo. A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo uma doença progressiva, incurável e fatal. Existem pais que incentivam o consumo de bebida alcoólica junto aos seus filhos quando ainda crianças e também na adolescência. São atitudes que demonstram total falta de responsabilidade e amor. Esses jovens terão grandes possibilidades de, na fase adulta, tornarem-se dependentes do álcool, trazendo sobre si e a família toda sorte de sofrimentos e fracassos.

 

PROJETO VIDA URGENTE
Rua Vanísia, 60 (Rua do Posto de Saúde) - Santa Cruz da Serra
Duque de Caxias - RJ

Telefones: (21) 2679-2648 / (21) 7138-0767 / (21) 7855-9648

REUNIÕES DE AJUDA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E FAMÍLIAS
Todos os sábados, às 19 horas